Mesmo depois de seu segundo ou terceiro iPhone, um número significante usuários ainda tem dúvida quando o assunto é backup. Por este motivo, optamos por esclarecer as diferenças de cada uma destas ferramentas, que a Apple criou para melhorar a sua experiência com o dispositivo.
Backup através do iCloud
A principal característica positiva do iCloud é que o backup não precisa ser realizado na sua casa, através do computador pessoal. Basta que você tenha uma conexão Wi-Fi para que seja possível salvar todos os seus dados. Porém, a famosa “nuvem” (como é chamado o iCloud) inicialmente disponibiliza apenas 5GB para armazenamento gratuito. Você tem a possibilidade de aumentar a capacidade de armazenamento do iCloud adquirindo mais “espaço na nuvem”. Através de um upgrade, chega-se até 2TB, por apenas R$ 29,90.
Qual o risco?
Quando pensamos em colocar nossos dados pessoais na internet ficamos com um pé atrás, é natural. Mas neste caso você não precisará se preocupar, pois todos os backups realizados neste modo serão salvos apenas na sua conta, ou seja, só você poderá acessar as suas fotos, contatos, e-mail e demais informações. E além disso, este arquivo é criptografado, ou seja,apenas você poderá ter acesso aos seus dados.
Segundo o Suporte da Apple, os backups do iCloud não incluem:
• Os dados que já estão armazenados no iCloud, como os Contatos, Calendários, Notas, Meu Compartilhamento de Fotos e a Fototeca do iCloud
• Dados armazenados em outros serviços em nuvem, como o Gmail e o Exchange
• Ajustes e informações do Apple Pay
• Ajustes do Touch ID
• O conteúdo da biblioteca de músicas do iCloud e da App Store. Caso o conteúdo comprado ainda esteja disponível na iTunes Store, App Store ou iBooks Store, é possível tocar no conteúdo para fazer o download dele novamente.
Backup através do iTunes
Para salvar e administrar os dados salvos no iTunes são necessárias duas coisas: ter acesso a uma conexão wifi e ter acesso a um Macbook (ou qualquer computador confiável). Se você precisa de um backup mais completo, recomendamos que faça pelo iTunes pois ele salva praticamente todos os dados e ajustes do seu iPhone.
Um fator importante sobre este método de backup, é que o seu critério de armazenamento será limitado pelo espaço disponível no Mac ou outro computador. Sendo assim, não será necessário pagar por mais espaço na nuvem…
Segundo o Suporte da Apple, os backups do iTunes não incluem:
• O conteúdo da iTunes Store e App Store ou os downloads de arquivos PDF feitos diretamente para o iBooks. É possível fazer backup desse conteúdo usando a opção Transferir Compras no iTunes.
• Conteúdo sincronizado do iTunes, como arquivos MP3 ou CDs, vídeos, livros e fotos
• Fotos já armazenadas na nuvem, como Meu Compartilhamento de Fotos e Fototeca do iCloud
• Ajustes do Touch ID
• Ajustes e informações do Apple Pay
• Os dados de Chaves, Atividade e Saúde. Para fazer backup desse conteúdo, é necessário usar o backup criptografado no iTunes.
Estes são os prós e contras dos dois modos mais utilizados por usuários Apple, entretanto existem outros modos mais rápidos, baratos e práticos, como por exemplo Google Drive, Dropbox e o novo Pen Drive para iPhone, iPad e iPod.