Antigamente, quem procurava saber como gravar a tela do iPhone tinha algumas opções não muito boas: ou tirava printscreens, ou fazia jailbreak do celular ou tentava uma gambiarra com algum aplicativo específico.
Dessa forma, ficava difícil gravar algum vídeo-tutorial para explicar algo para um amigo ou familiar, ou mostrar alguma coisa bem legal do seu celular para alguém.
Porém, desde que a Apple lançou o iOS 11, ficou muito mais fácil gravar a tela do seu iPhone. Bastam alguns toques e pronto! Dá até para adicionar uma narração ao vídeo, sabia?
Se você não sabia disso e quer aprender a gravar a tela do seu iPhone sem dificuldades, então esse texto é para você. Continue lendo!
Como gravar a tela do iPhone em poucos passos
Antes do iOS 11, não havia recurso próprio da Apple para gravar a tela do iPhone. Quem queria fazer algo do tipo, tinha de recorrer a aplicativos de terceiros, que nem sempre funcionavam ou eram muito difíceis de usar.
Porém, com o iOS 11 (lançado em 2017), o iPhone, iPad e iPod touch ganharam uma ferramenta própria para gravar a tela. E o melhor: ela é muito fácil de usar.
Para gravar a sua tela, a primeira coisa que você precisa fazer é adicionar o aplicativo de Gravação da Tela à Central de Controle do seu celular.
Para isso, acesse o menu Ajustes, vá até a opção Central de Controle e então toque em Personalizar Controles.
Na tela que aparecer, selecione o “+” que aparecerá próximo a Gravação de Tela.
Com isso feito, você está pronto para começar a gravar a tela do seu iPhone. Para tal, basta abrir a Central de Controle.
Dentre as opções disponíveis, haverá um botão redondo cinza, um “rec” de gravação.
Para começar a gravar, basta tocar no botão e então aguardar a contagem regressiva de três segundos.
Pronto, depois dos três segundos, sua tela será gravada e você poderá mostrar o que quiser.
Para parar a gravação é bem simples. Você pode fazer por dois caminhos:
O primeiro, e mais longo, é entrar na aba Central de Controle novamente e tocar no círculo vermelho da Gravação de Tela.
A segunda forma, mais simples, é pela barra de status do iPhone, na parte de cima da tela. Durante a gravação, ela ficará vermelha. Para encerrar a filmagem, basta tocar nela e depois na opção Parar.
Viu como ficou muito mais fácil gravar a tela do iPhone agora?
Como adicionar narração à gravação da tela
Ok, você já sabe como gravar a tela do iPhone. Mas vamos supor que imagem não é o suficiente: você precisa de uma narração em áudio também. Tem como fazer isso? Tem!
O procedimento também é muito simples. Depois de começar a gravar, você precisa retornar até a Central de Controle do seu iPhone.
Ali, segure o ícone da Gravação de Tela e aparecerá uma opção chamada Áudio do Microfone.
Quando tocar nessa opção, ativará a gravação do áudio pelo microfone do seu dispositivo. Depois é só encerrar a narração junto da filmagem da tela.
O seu vídeo ficará guardado na galeria de mídia do seu dispositivo e poderá ser acessado pelo app Fotos.
Além disso, você poderá editá-lo como qualquer outra mídia do iPhone ou compartilhado pelas redes sociais.
Muito legal, não é mesmo? Agora que você já sabe como gravar a tela do iPhone, poderá curtir muito mais o seu dispositivo, explorando todos os recursos disponíveis.
Se você gostou dessa dica, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para conferir mais conteúdos como esse e participar das discussões com a gente!