Após a atualização do iOS para a versão 11.3, a Apple passou a permitir que você saiba qual a capacidade de carga da bateria do seu iPhone. Na prática, isto significa que agora o usuário consegue saber quanto de carga a bateria ainda é capaz de reter, a cada vez que você carrega.
Assim que você compra o iPhone, o esperado é que ele venha com uma bateria com o total de 100% da sua capacidade de carga. Considerando que, em temperatura ambiente aproximada de 25 graus (C), a bateria do iPhone deve durar aproximadamente 2 horas, quando você exige ele ao máximo (conexão com internet, tela no brilho máximo, áudio em volume máximo, bluetooth ligado, etc).
A partir do seu uso, a contagem de ciclos da bateria aumenta, o que faz com que ela perca sua capacidade de carga. Então, considerando que com 100% de sua capacidade a bateria deve durar 2 horas (120 minutos), ao perder 10% da sua capacidade, a bateria perderá 12 minutos de sua duração total, quando o aparelho é exigido ao máximo. Ou seja, sua bateria terá 10% a menos de duração.
A Apple salienta que esta é uma medida aproximada, que faz referência com o momento em que o aparelho era novo.
Como verificar a vida útil da bateria
O caminho para acessar a vida útil – capacidade de carga – do seu iPhone é simples, basta seguir os passo abaixo:
Ajustes -> Bateria -> Saúde da Bateria (Beta)
No item chamado “Capacidade Máxima“, você verá um número percentual, que corresponde à capacidade de carga atual da bateria.
Quando devo trocar a bateria
Se a bateria do seu iPhone não está com capacidade de 100%, não se desespere, pois isto é normal. Quanto mais usamos a bateria e mais ela envelhece, menor será sua capacidade de carga. Porém, se você nota que seu iPhone já não consegue acompanhar o seu ritmo, e você precisa carregá-lo mais do que uma vez ao dia, talvez esteja na hora de fazer uma avaliação, para descobrir o quanto você poderia ganhar de desempenho, fazendo a substituição da bateria.
Não existe uma matemática certa, pois depende sempre do uso que você dá ao seu iPhone, mas é possível afirmar que, em média, uma bateria com 1 ano de uso, já não conseguirá reter muito mais do que 70% de sua capacidade de carga. Isto significa que você terá um rendimento 30% inferior à data que você comprou seu iPhone.
Descubra quanto custa para trocar sua bateria: