Imagine a possibilidade de dividir vários recursos do iPhone, como aplicativos ou músicas, com a sua família. Pois esse recurso existe! É o chamado Compartilhamento Familiar.
Com essa opção, é possível garantir que músicas, aplicativos e outros recursos sejam compartilhados entre toda a sua família, além de controlar o acesso dos seus filhos à App Store e garantir que eles estão bem sem precisar entrar em contato com eles.
Interessado? Então continue lendo este post para saber mais sobre essa função e como configurá-la no seu aparelho Apple!
O que é o Compartilhamento Familiar?
Para uma família que possui diversos dispositivos Apple — como um iPhone para o pai, um iPad para a mãe e um smartphone para cada filho, por exemplo —, existe a possibilidade de criar um grupo de compartilhamento para todos terem acesso a uma série de conteúdos em comum.
Esse recurso se chama Compartilhamento Familiar, e permite que você e mais cinco pessoas da sua família tenham acesso às mesmas compras no iTunes, App Store ou iBooks, além de compartilhar uma mesma assinatura da Apple Music ou um mesmo plano de armazenamento no iCloud.
Em outras palavras, com o Compartilhamento Familiar ativo é possível que o mesmo produto que você compra no seu iPhone seja compartilhado com todas as pessoas da sua casa, incluindo seus filhos.
Se você comprar um filme no iTunes, por exemplo, seus filhos também poderão assisti-los nos seus respectivos aparelhos Apple. Além disso, você pode criar um campo mais seguro para seus filhos navegarem com privacidade nos seus smartphones.
Todas as aquisições no iTunes, iBooks ou App Store serão pagas pela conta do organizador (você, no caso). Assim, sempre que os seus filhos quiserem comprar um filme ou um aplicativo on-line, uma notificação será enviada a você, para que autorize a transação. Isso garante que nenhum material não autorizado seja acessado.
Por fim, outra função muito interessante do Compartilhamento Familiar é a possibilidade de revelar sua localização com seus familiares. Dessa forma, os pais podem conferir onde os filhos estão, por exemplo, sem precisarem ligar para eles o tempo todo. Também é permitido ocultar essa localização, caso você queira privacidade durante o seu cotidiano.
O que pode e o que não pode ser compartilhado?
Com tantas opções e recursos, fica difícil saber o que pode ou não ser dividido via Compartilhamento Familiar, não é mesmo? Confira abaixo, então, uma lista com todos os recursos que entram ou ficam de fora do serviço.
Podem ser compartilhados:
- músicas do iTunes;
- filmes do iTunes;
- programas de TV no iTunes;
- livros da iBooks;
- aplicativos da App Store;
- localização do dispositivo.
Não podem ser compartilhados:
- músicas que não foram compradas pelo iTunes;
- assinaturas individuais, estudantis ou de outros tipos da Apple Music, revistas e jornais;
- compras feitas dentro de aplicativos (como itens para algum jogo, por exemplo);
- itens comprados há muito tempo, mas que não estão mais disponíveis no iTunes;
- itens ocultados por algum membro da família.
Como configurar o Compartilhamento Familiar?
Com tudo isso esclarecido, é hora de saber como ativar esse recurso, certo? Para utilizá-lo, você precisa de um iPhone, iPad ou iPod touch com o iOS 8 (ou mais avançado) instalado (ou um Mac com OS X Yosemite ou mais avançado).
Se for o seu caso, inicie a sessão no iCloud e no iTunes com o seu ID Apple. Depois disso, siga o caminho abaixo.
No iPhone, iPod ou iPad:
- acesse Ajustes > [seu nome] ou Ajustes > iCloud, caso seu iOS seja o 10.2 ou anterior;
- toque em Compartilhamento Familiar e, depois, em Comece a Usar.
Nessa hora, o sistema o guiará por uma série de instruções, para poder configurar o sistema e escolher os recursos que serão compartilhados. Depois disso, é só convidar os seus familiares!
No Mac:
- selecione Apple > Preferências do Sistema > iCloud;
- clique em Configurar Família e siga as instruções na tela.
Passada essa etapa, convidar a sua família para o grupo familiar também é muito fácil. Basta que eles tenham um ID Apple (se os seus filhos tiverem menos de 13 anos, eles não podem criar um ID Apple sozinho — ensinaremos logo a seguir como você pode ajudá-los nesse caso).
No iPod touch, iPad ou iPhone:
- vá em Ajustes > [seu nome] > Compartilhamento Familiar. Se seu iOS for 10.2 ou anterior, o caminho é Ajustes > iCloud > Família;
- selecione a opção Adicionar Familiar;
- coloque o endereço de e-mail da pessoa que quer adicionar e siga as instruções apresentadas na tela.
No Mac:
- selecione Apple > Preferências do Sistema > iCloud;
- Clique em Gerenciar Família e, depois, em “+” para seguir as instruções na tela.
Como criar um ID Apple para seus filhos
Como dissemos, somente aqueles que têm mais de 13 anos de idade podem criar um ID Apple sozinho. Porém, você ainda pode fazer uma conta para os seus filhos seguindo os passos abaixo:
No iPhone, iPad ou iPod Touch:
- vá em Ajustes > [seu nome] > Compartilhamento Familiar > Adicionar Familiar e selecione a opção Criar uma Conta para uma Criança. Se o seu iOS for o 10.2 ou anterior, o caminho é Ajustes > iCloud > Família;
- a primeira opção pedirá a data de nascimento da criança. Insira os dados corretos e toque em Seguinte;
- leia o documento Divulgação de privacidade do responsável e toque em Avançar;
- insira o nome da criança;
- crie o ID Apple dela;
- defina a senha, as perguntas de segurança e outros detalhes da conta dos seus filhos.
No Mac o procedimento é o mesmo, mas começa no menu Apple > Preferências do Sistema > iCloud > Gerenciar Família.
Se a criança já tiver uma conta no Game Center, é possível utilizá-la para criar o ID Apple. Nesse caso, quando tocar em Adicionar Familiar, basta inserir o apelido dela no Game Center e seguir as instruções.
Pronto! Seguindo esses passos, você já pode começar a usar o Compartilhamento Familiar e garantir uma melhor experiência para toda a sua família e seus filhos com os dispositivos Apple. Depois de se acostumar com o recurso, você notará como as coisas são muito mais fáceis e práticas dessa maneira!
Agora, se você gostou destas dicas e gostaria de ver mais artigos assim, aproveite para seguir nossos perfis no Facebook e no Instagram!