Quando estamos cansados do nosso smartphone, que não acompanha mais as tendências tecnológicas, está quase parando de funcionar, travando, ou está muito quebrado, percebemos que a melhor solução a se tomar é comprar outro aparelho. Mas uma das coisas que mais tememos nessa troca é o trabalho para reconfigurar o equipamento.
Quem já usa o IOS ou vai mudar de Android para o sistema operacional da Apple, precisa ter alguns cuidados para conseguir fazer a configuração de iPhone com facilidade. A boa notícia para quem está apenas fazendo uma atualização para modelos mais recentes, é que basta aproximar ambos os aparelhos e a configuração passará imediatamente de um para o outro.
Entretanto, para quem tem Android ou WindowsPhone e deseja migrar para a Apple, será preciso ter mais paciência. Pensando nisso, preparamos para você um passo a passo simples, rápido e fácil de seguir, ensinando como configurar seu aparelho novo. Continue a leitura e aproveite tudo o que o seu iPhone novo tem a oferecer!
1. Ligando o dispositivo móvel
Quando ligá-lo, aparecerá na tela a palavra “Olá” e a opção de vários idiomas para escolher o que melhor atende às suas necessidades. Caso o dono do aparelho seja deficiente visual, já fica acessível a função “VoiceOver” na mesma tela de iniciação.
Além disso, você deverá selecionar seu país, sendo que isso vai influenciar na hora, na data e em outros detalhes como esses. Caso seu aparelho não ligue, ou se pedir código de acesso assim que iniciar, você deve procurar uma assistência técnica autorizada imediatamente ou entrar em contato com a loja onde comprou o aparelho.
Como estamos configurando partindo do pressuposto que nunca teve um iPhone ou quer configurá-lo novamente, você deve tocar em “Configurar Manualmente” na próxima tela que vai abrir em seu aparelho.
2. Ativando o seu smartphone
Para começar essa etapa, você vai precisar de uma conexão Wi-Fi para que consiga dar continuidade ao processo. Independentemente de qual seja, certifique-se de que o sinal emitido está bom. Selecione a rede de sua preferência e lembre-se de inserir seu cartão SIM.
3. Configurando o Touch ID ou Face ID
Nos iPhones e iPads mais novos, será possível usar tanto impressão digital quanto reconhecimento facial para a segurança e acesso ao aparelho. Temos a opção de deixar para fazer isso mais tarde, mas o mais recomendado é que você inicie o uso assim que começar a configuração de iPhone.
Portanto, siga as instruções que o dispositivo indicar. Além disso, o aparelho vai pedir para que também crie um código de acesso no estilo numérico. Essas são todas as garantias que você tem caso haja algum problema em uma dessas duas encriptações. Se achar seis dígitos exagerado, vá em “Opções de Código” e personalize da maneira que achar mais adequado.
4. Transferindo as informações
Basicamente, teremos a escolha e oportunidade de restaurar ou migrar para o novo aparelho os dados e aplicativos do celular antigo. Caso tiver backup no iTunes selecione uma das duas primeiras opções.
Se for a partir de um Android, faça o backup dos dados que estiverem no iCloud. Se não tiver nada arquivado na nuvem do aparelho antigo, clique em “Configurar Como Novo iPhone”.
5. Iniciando o ID Apple
O próximo passo é entrar no seu ID ou criar um. Essa é a etapa mais importante para a segurança do seu aparelho. Isso porque, mesmo que o pior aconteça com o smartphone, como furto, ou se ele sumir e alguém encontrar e tentar acessar o aparelho, ninguém conseguirá usá-lo ou acessar suas informações, mesmo restaurando para a versão de fábrica.
Assim, caso não tenha uma conta, toque em “Não tem um ID Apple ou esqueceu?”, sendo que nessa opção poderá recuperar a senha ou login da mesma forma. Se possui várias contas, selecione “Usar IDs Apple diferentes para o iCloud e o iTunes?”.
6. Configurando outros serviços
Assim que passar por essas etapas mais complicadas e detalhadas, terá a opção de configurar serviços como a Siri, sendo bem intuitivo e didático, sem maiores complicações.
Outra função de importante ativação logo no primeiro momento da configuração de iPhone é o serviço de localização por meio do GPS. Dessa forma, você poderá rastrear seu aparelho caso o perca ou ele seja roubado. Além disso, essa ferramenta oferece informações interessantes, como restaurantes próximos, serve para instruir em aplicativos de direção, entre outras necessidades.
7. Definindo True Tone e Botão de Iniciar
Inicialmente, você pode decidir se vai compartilhar ou não os seus dados com os desenvolvedores da Apple. Depois de fazer isso, se seu iPhone tiver “True Tone”, é interessante que ative, pois ajustará as tonalidades e intensidades da tela para que as imagens fiquem mais nítidas.
A partir do iPhone 7 até iPhone 8 Plus, há, também, como você fazer ajustes no “Botão de Início”.
8. Transferindo informações de um iPhone para outro
Caso você queira transferir os dados do antigo iOS para o novo, logo após selecionar idioma e país, clique em “Configurar Novo iPhone” e, depois disso, em “Desbloquear”, digitando a senha que usava. Utilize a câmera do celular antigo, escaneie o código que vai aparecer no aparelho novo e aguarde que ele faça a leitura.
Por fim, digite no iPhone novo a senha que usava no antigo e, assim que reconhecer, imediatamente ele vai direcionar você para a configuração do Touch ID. A partir disso, basta seguir os passos anteriores.
9. Restaurando aos padrões de fábrica
Por fim, caso queira reconfigurar ou apagar todas as configurações do iPhone, vá nas “Configurações”, depois selecione “Geral”, toque na opção “Redefinir” e, em seguida, “Apagar Conteúdo e Ajustes”.
Assim que fizer isso, o aparelho vai pedir a senha de bloqueio. Depois de digitá-la, basta tocar em “Apagar iPhone”. Fique ciente de que você perderá todas as informações definidas anteriormente.
E então? Gostou do que leu sobre configuração de iPhone e de aprender como começar a usar seu smartphone novo? Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!