Quantas vezes já passamos pelo problema de ter o iPhone esquentando, não é mesmo? Dependendo da situação, nem conseguimos manuseá-lo, de tão quente que pode ficar.
Esse aquecimento no aparelho acontece por diversos motivos que estão no nosso dia a dia e não percebemos. O mais comum deles é quando estamos carregando o aparelho — o que por si só já provoca o aquecimento — e o deixamos com acessórios, como capinha, por exemplo, que o aquecem ainda mais.
Quando ficamos bastante tempo conversando no telefone é bem provável que aconteça o superaquecimento, principalmente se o celular estiver carregando. Nesse caso, além do aquecimento há alto risco de explosão, então cuidado!
Outra possibilidade é relacionada ao uso do GPS. Quando se usa aplicativos como o Google Maps e Waze, que puxam muita energia da bateria para funcionar, há sobrecarga do processador e da carcaça do aparelho. No suporte veicular, o caso pode ficar ainda mais grave por colocar o aparelho em contato direto com o calor.
Há outros apps que podem exigir bastante do smartphone, portanto, temos que ter atenção ao usá-los. Jogos pesados, que exigem a utilização constante de internet, são exemplos de aplicativos. Deixar o celular exposto ao sol por muito tempo também esquenta o aparelho por dentro e por fora.
Pensando nessas situações, preparamos uma série de dicas para ajudar você a proteger o seu iPhone e a evitar passar por maiores problemas. Confira!
Como proceder quando aquecer
Caso seu celular já tenha chegado a esse ponto, é bom que saibamos como agir diante de tal situação, para depois tomarmos as medidas corretas.
Antes de tudo, perceba qual a causa do aquecimento anormal do aparelho. Por exemplo, se você já está há um bom tempo jogando é interessante parar um pouco e deixar o celular descansar. Se ele está no Sol, como dito acima, retire-o imediatamente.
Mas atenção! Não tente “reinventar a roda”, colocando o iPhone no congelador, na geladeira, ou em sistemas de resfriamento parecidos. Ao fazer isso, você pode provocar um choque térmico e danificar partes internas do smartphone por causa da condensação que criará dentro dele. Portanto, basta colocá-lo em um ambiente mais arejado e ventilado e esperar que ele resfrie gradual e naturalmente.
Além disso, é válido desligar o aparelho um pouco. Assim, a temperatura cairá rapidamente e restabelecerá seu padrão normal. Se nenhuma dessas dicas ajudarem e o iPhone continuar esquentando sem ter um motivo aparente, pode ser que o celular precise de alguns ajustes. Nesse caso, siga os seguintes passos:
- vá em “Definições”;
- toque na opção “Geral”;
- encontre o item “Repor”;
- selecione a opção “Redefinir todas as definições”.
Ao agir de forma abrupta e impulsiva você não resolverá o empecilho. Por isso, é melhor manter a calma, sabendo que o aquecimento não estragarão o aparelho por si só.
Modos de prevenção de superaquecimento
Agora que você aprendeu a conter o aquecimento elevado de seu smartphone, está na hora de saber como impedir que isso aconteça, não é mesmo?
Uso do GPS e Bluetooth
É muito comum ligarmos o sistema de localização quando queremos usar aplicativos que nos auxiliam no trânsito das grandes cidades e em estradas que nunca fomos, como instrumento de trabalho, entre outras funcionalidades práticas.
Todavia, na maioria das vezes esquecemos de desligar o gadget e o app em funcionamento, somente fechando-os na tela do celular. Dessa forma, eles continuarão trabalhando em segundo plano, podendo causar a sobrecarga do sistema geral dependendo da quantidade de tarefas que estivermos executando.
Outra situação corriqueira é transferir arquivos e documentos via Bluetooth entre aparelhos e esquecer a funcionalidade ligada também. Em ambas as situações, ficará sinalizado na parte superior da tela que o Bluetooth está ativado.
Por isso, tenha atenção a esse detalhe e sempre verifique se esses consumidores de bateria e energia do smartphone estão devidamente desativados. Utilize-os somente em caso de necessidade.
Carregamento excessivo
Ficar em alerta com o iphone esquentando quando carrega é importantíssimo, pois isso pode causar diversos danos — incluindo explosões e incêndios acidentais, como dissemos no início deste texto. Uma situação de risco em que nos colocamos frequentemente é dormir e deixar o aparelho em cima da cama ou em superfícies altamente comburentes.
Isso ocorre pelo fato de o celular receber uma carga energética gigantesca. Se ele estiver em lugares que abafam as suas saídas de ar ou o usuário insistir em ficar mexendo durante a carga, é muito provável que haja sobrecarga e, consequentemente, o superaquecimento do aparelho.
Portanto, o recomendado é deixar o iPhone completar a carga e depois usá-lo da forma que achar melhor, evitando esses inconvenientes. Além disso, se afaste do smartphone na medida do possível para não correr perigos desnecessários. A maioria dos danos na bateria estão relacionados diretamente à repetição desses hábitos.
Exposição a ambientes quentes ou guardado no bolso
Já reparou que quando estamos em épocas de calor ou em dias mais quentes que o normal o celular começa a esquentar dentro do bolso? Ou, até mesmo, se mexermos pouco nele sentimos um aquecimento repentino? Isso se deve à temperatura externa, que influencia diretamente o seu aquecimento.
Saiba que dentro do bolso de nossas roupas sempre estará mais quente. Dessa maneira, o próprio sistema interno do iPhone reconhecerá a situação anormal e emitirá um alerta identificando o problema.
Para que isso não aconteça, mantenha o aparelho sempre fora do bolso, em lugares com sombra e bem arejados quando não estiver andando ou se movimentando de um lugar para outro.
Considerações e conclusões
De acordo com a evolução dos smartphones, é comum que outros problemas surjam ao longo do tempo. Entretanto, os empecilhos apresentados neste post são recorrentes e podem acontecer com qualquer aparelho móvel. Assim, ao adotar os cuidados que sugerimos você poderá se resguardar e preparar para agir quando o aparelho esquentar demais.
Atualmente, a tecnologia tem melhorado essa questão de iPhone esquentando. No entanto, mesmo com todo esse aparato utilizado no processo de fabricação, há a possibilidade de superaquecimento. Lembre-se que, em regra, o modelo mais antigo vai aquecer mais e mais rápido.
As informações que você aprendeu aqui foram úteis? Caso nenhuma dessas dicas tenham resolvido o problema, talvez seu aparelho esteja precisando de uma manutenção especializada e a iHelpu é a solução para seu iphone esquentando