Quais os problemas com Macbook mais comuns - iHelpu

Quais os problemas com Macbook mais comuns?

A qualidade e o alto desempenho dos produtos Apple são reconhecidos por seus usuários em todo o mundo. Apesar disso, tais dispositivos podem apresentar falhas, que precisam ser solucionadas o mais rápido possível para não atrapalhar as nossas tarefas diárias. Falando nisso, você sabe quais são os problemas com MacBook mais comuns?

Eles variam de um cursor travado a aplicativos que não abrem. A boa notícia é que determinados erros podem ser resolvidos em casa. Na impossibilidade de encontrar uma solução por conta própria, contudo, é importante checar a garantia do computador e entrar em contato com a fabricante.

Em alguns casos, a melhor orientação é procurar uma assistência técnica especializada. Neste post, entenda quais são os principais problemas com MacBook, quais as possíveis causas, como resolvê-los e quando buscar a ajuda de uma empresa de reparos. Confira!

Cursor travado

Um dos problemas com MacBook mais recorrentes é quando o ponteiro do mouse trava e impede o usuário de utilizar o dispositivo. Isso acontece nos casos em que o computador processa o carregamento de dados.

A dica é clicar em Cmd+. Caso não obtenha sucesso, aperte Cmd + Option + Esc ou segure o Option. Mesmo com essas medidas, talvez seja preciso aguardar o aparelho concluir a operação para liberar o uso.

Computador não desliga

Caso o seu MacBook não responda ao comando desligar, a orientação é verificar no Dockpad se há algum programa que impede a ação. Isso ocorre quando um software exige que um arquivo seja salvo antes de fechá-lo. Nessa situação, é preciso selecionar “Forçar saída” ou recorrer à janela de gerenciamento.

Você olhou o Dockpad e está tudo ok? Então, a alternativa é forçar o desligamento. Para isso, é só segurar o botão Power por cinco segundos. Pronto! O computador será desligado. Porém, é importante ressaltar que esse recurso emergencial não deve ser usado frequentemente.

Apps não abrem

Você tentou abrir um programa, mas ele travou? Nesse caso, é preciso forçar o fechamento. Para tanto, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “Forçar saída” ou “Force quit”.

Uma alternativa é apertar Command + Option + Escape. Ao fazer isso, a janela de gerenciamento abrirá e você poderá fechar o software que está travado e não para de carregar.

MacBook não carrega

Quando o MacBook não carrega, é preciso resetar o Controlador de Gestão do Sistema. O primeiro passo é desligar o aparelho e, em seguida, conectar o adaptador MagSafe ou USB-C a uma fonte de alimentação e ao dispositivo.

Para dar continuidade ao procedimento, você deve pressionar as teclas Shift + Control + Option do lado esquerdo junto com o botão liga/desliga. Depois é só soltá-las e ligar o Mac. Se isso não resolver, a recomendação é procurar uma assistência técnica especializada para verificar o problema.

Lentidão

Entre os problemas com MacBook mais comuns, está a lentidão. O computador lotado de arquivos compromete a memória e o desempenho do aparelho. Por isso, ele começa a travar e a velocidade é reduzida.

A melhor maneira de reverter o quadro é esvaziar a lixeira e a pasta de downloads. Assim, é possível liberar espaço para que a máquina possa funcionar bem. Outra dica é fechar os programas mais pesados enquanto usa o seu Mac. Para visualizar quais são eles, basta abrir o Spotlight, digitar “monitor” e escolher a primeira alternativa.

Wi-Fi não funciona

Para resolver os problemas com a falta de internet, desligue o Wi-Fi pelo painel do MacBook e o roteador. Em seguida, ligue-os para testar o funcionamento. Caso não tenha êxito, ative o modo de 5GHz.

A ativação é feita da seguinte forma. É preciso apertar Command + Espaço, digitar “preferências de rede” e selecionar a primeira alternativa. Depois, basta clicar em “avançado” e buscar pelas redes em 5GHz. Por fim, arraste-as para o topo da relação.

Se após o procedimento o Wi-Fi não funcionar, a orientação é levar o computador até uma assistência especializada, pois as peças do Mac podem estar danificadas. Logo, apenas um técnico poderá consertá-lo.

Disco de inicialização cheio

Como você já sabe, a relação de problemas com MacBook inclui a queda na velocidade, além de possíveis falhas ao iniciar o computador. Isso também acontece quando o disco de inicialização está cheio.

Uma das soluções é limpar os arquivos sem utilidade. Inclusive, há um aplicativo — o Disk Inventory X — que mostra quais deles ocupam mais espaço. A segunda opção é adquirir outro HD interno ou apostar em um HD externo.

Tela cinza com mensagem ao iniciar

Se ao iniciar o MacBook aparecer uma tela cinza com texto, quer dizer que houve problema com o sistema. Sendo assim, você deve pressionar o Power e desligar o computador. Ao ligá-lo novamente, é provável que volte a operar.

Caso a falha se repita com frequência, é preciso tomar outras medidas. A primeira recomendação é desconectar todos os componentes, menos o mouse. Se o computador funcionar, é porque o dano está em algum dos dispositivos desconectados.

Porém, se o Mac ainda apresentar problema, a orientação é entrar no modo Safe Boot. Para isso, é só desligar a máquina, ligar de novo e, ao mesmo tempo, pressionar o Shift. A logomarca da Apple vai surgir na tela. Pronto! Você já pode usar o seu computador.

Há situações em que tais medidas não surtem efeito. Se isso acontecer, é indicado realizar uma limpeza no disco rígido. Nesse caso, ligue o MacBook apertando Command + R que ele entrará no modo de Diagnóstico.

Em seguida, você deve selecionar Utilitário de Disco e HD interno para solicitar a verificação. Se alguma falha for detectada, escolha a opção Reparar Disco. É preciso solicitar os serviços de assistência técnica, caso o problema não seja corrigido após os procedimentos acima.

Agora, sim, você aprendeu quais são os problemas com MacBook mais comuns e como corrigi-los. Caso não consiga reverter a situação em casa, recomendamos que procure uma assistência técnica especializada de qualidade para consertar a sua máquina de forma eficiente e segura.

Este post foi útil para você? Aproveite para acessar o site da iHelpU e conhecer os excelntes produtos e serviços que oferecemos!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

WhatsApp iHelpU

Selecione a Loja iHelpU mais pertinho de você: