Você sabia que é possível filmar com iPhone e obter ótimos resultados com isso? Passa geração e vem geração, e os smartphones da Apple aparecem com destaque nos rankings de melhores fotos e vídeos dentre celulares.
A qualidade é tão boa que até o renomado cineasta Steven Soderbergh (ganhador do Oscar de Melhor Diretor por Traffic) filmou um longa inteiro só no seu iPhone. O projeto se chama Unsane e foi lançado nos cinemas em 2018.
Se você quer fazer como ele e gravar longos vídeos no seu iPhone, talvez até abrir um canal no YouTube com isso, pode se interessar nas 9 dicas que separamos para extrair ao máximo o potencial do celular. Confira!
1. Limpe a lente do iPhone antes de usá-lo
Antes mesmo de começar a filmar com seu iPhone, você precisa preparar o smartphone para esse trabalho. E isso significa se certificar de que ele será capaz de capturar as melhores imagens possíveis.
Para isso, limpe a lente do celular com um pano macio e seco, que não solte fiapos. Passe o tecido com cuidado e de maneira suave, certificando-se de que nenhum resíduo permanece na lente.
A diferença será enorme quando você finalmente começar a gravar!
2. Ative o Modo Avião para filmar com iPhone
Ainda antes de filmar com o seu iPhone, lembre-se de ativar o Modo Avião. Pode parecer desnecessário, mas essa dica pode economizar muito tempo para você e seus amigos.
O que acontece é o seguinte: o Modo Avião bloqueia a comunicação por Bluetooth, Wi-Fi e GPS, o uso da Internet Móvel e de outros serviços de localização. Isso significa que você não receberá notificações enquanto filma e, portanto, não será atrapalhado por elas.
Além disso, ter o Bluetooth, o Wi-Fi e tantas outras funções ligadas ao mesmo tempo consome um pouco da bateria do celular. É interessante conservar o máximo possível de energia para as filmagens.
3. Limpe o armazenamento interno do seu iPhone
Além de conservar a carga da bateria, é primordial que você abra espaço para armazenar os seus vídeos no celular. Ou seja: limpe o seu iPhone de “sujeira digital”.
Delete fotos recebidas no WhatsApp ou Messenger, faça backup das suas imagens e vídeos em um HD Externo ou no seu MacBook e delete aplicativos que não usa faz tempo.
Abra o máximo de espaço possível porque seus vídeos serão pesados, especialmente se você filmar em 4K ou Full HD.
4.Trave o foco do seu iPhone durante a filmagem
Durante as filmagens com o seu iPhone, o ideal é que você mantenha sempre o foco no objeto que está sendo capturado. Se a cena que quiser gravar for, por exemplo, seus filhos brincando, então, você deverá mantê-los sempre em foco.
Isso pode ser um pouco difícil se eles se movimentarem muito ou se você não tiver muita experiência de filmagem. No entanto, existe um recurso que ajuda a travar o foco e a exposição do celular.
Para quem quer filmar com iPhone, é um recurso muito útil. Você pode fazer isso assim: antes de começar a filmar, toque na parte da tela que deseja que fique em foco e segure, até que o quadrado amarelo se movimente por duas vezes.
Pronto, a mensagem de “Bloqueio AE/AF” aparecerá, indicando que o foco está travado naquela região da tela.
5. Estabeleça os focos corretos de luz para a filmagem
Fotografia é uma palavra que vem do grego phos (phos) e graphein (escrever, desenhar). Portanto, significa escrever (ou desenhar) com luz.
Isso indica a importância que a luz tem na hora de fotografar ou filmar qualquer coisa. Portanto, use a iluminação da melhor maneira possível.
Se você não tiver nenhum equipamento de iluminação, aproveite ao máximo a luz do sol ou do local onde estiver. Realize vários testes antes de decidir qual ângulo e qual posicionamento rendem a melhor imagem na hora.
Se tiver equipamentos, ajuste-os para iluminar bem o foco da sua gravação e separar os objetos do fundo (para isso, use uma luz lateral atrás do que será filmado).
6. Planeje o set de filmagens com antecedência
Para evitar muitos cortes ou longos trechos inaproveitáveis de filmagens, você precisa planejar bem como será a gravação realizada. Isso, no cinema, chama-se “blocking”. Basicamente, você e os objetos que serão filmados (pessoas, carros etc.) precisam combinar a movimentação que farão durante a cena.
Se a ideia é que as pessoas andem para um lado, depois, para o outro e, por fim, sentem-se em uma cadeira, você precisa garantir que todo o set para a filmagem estará em condições para isso ser realizado sem erros.
Já se a sua gravação é espontânea, não há muito o que fazer, a não ser garantir que não haja nenhum objeto que possa causar um acidente e ficar registrado no vídeo.
7. Use os melhores aplicativos para filmar e editar
Normalmente, as pessoas usam o aplicativo de Câmera do iPhone para gravar o vídeo que desejam. Apesar de o app original da Apple ser muito bom, o recomendado é escolher um outro aplicativo, mais focado e com mais recursos.
Existem muitos desse tipo na App Store, basta saber escolher. Um dos mais usados é o Filmic Pro, que precisa ser comprado, mas é bem barato e usado por profissionais em filmagens.
Outras opções são:
- Camcorder Pro;
- Precorder;
- ProCamera;
- Camera Genius;
- Camera Plus Pro.
Já para editar os vídeos, o mais usado é o iMovie (que também pode gravar imagens), que permite sincronização com a versão de Mac do aplicativo.
8. Use acessórios para filmar com iPhone em casa
Nós sabemos que a câmera dos celulares da Apple é excelente para filmagens e fotografias, sendo reconhecida a cada versão como a melhor do mercado. Mas e se existissem acessórios que deixassem mais fácil a vida de quem quer filmar com iPhone?
Quem quer fazer vídeos de si mesmo pode usar um bastão de selfie para isso. Ou talvez um suporte para garantir a estabilidade do celular na hora da gravação.
Para aqueles que desejam filmar embaixo d’água, vale usar uma câmera à prova d’água, que transmita a imagem captada diretamente para seu iPhone. Por fim, opte por um conjunto de lentes especiais para dar mais versatilidade e estilo à sua gravação.
9. Capte o áudio da cena filmada em separado
Uma gravação audiovisual é, como o nome indica, composta por duas “faixas”: uma de conteúdo visual e outra em áudio. Portanto, você deve se preocupar com esses dois elementos na hora de filmar: se o seu iPhone está captando as imagens e os sons adequadamente.
Na maior parte dos casos (quando a filmagem é planejada com antecedência), o ideal é captar o áudio em um dispositivo próprio (um microfone de lapela ligado ao Macbook, por exemplo) e a imagem pelo iPhone.
Se não for viável, tente aproximar seu iPhone do objeto da gravação para captar o áudio o mais nitidamente possível.
Como deu para ver, filmar com iPhone pode gerar excelentes resultados se soubermos como extrair o máximo possível do potencial do smartphone.
Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais e marque amigos que se interessem em filmar com iPhone!