No ano de 2018, completamos 06 anos desde o primeiro iPhone que abrimos, para realizar um conserto. Lá em 2012, o iPhone 3G e iPhone 3GS chamavam a atenção de curiosos aqui no Brasil, que não entendiam muito bem como aquele aparelho da Apple podia fazer tanta coisa, além de fazer ligações e enviar mensagens. Até hoje, foram mais de 60.000 consertos, nesses aparelhos que evoluíram muito rápido na linha do tempo. Apesar de tanta mudança, os problemas mais comuns em iPhone não são tão diferentes assim.
Os problemas mais comuns em iPhone
Diferentemente do que a maioria dos usuários de iPhone acredita, os principais serviços realizados pelas assistências técnicas não decorrem de processos de garantia ou recall. O maior motivo para manutenções nesses aparelhos, que não mudou desde o iPhone 3G, continua sendo por problemas decorrentes de “mau uso”.
Dentro da categoria “mau uso”, definida pela Apple para a perda completa da garantia, estão incluídos alguns danos. Através da análise do nosso banco de dados, dos últimos 06 anos, reunimos os problemas mais comuns em iPhone, recebidos em nossas 08 lojas. Confira a lista abaixo:
“O maior motivo para manutenções em iPhone – que não mudou desde o iPhone 3G – continua sendo por problemas decorrentes de mau uso”
#1 Tela danificada
Este tem sido – desde sempre – o problema mais comum dos aparelhos que ingressam em nossa assistência técnica. Os relatos mais frequentes de usuários são sobre telas quebradas, mas outros sintomas também estão relacionados com a substituição deste componente. Por exemplo, se não há a geração de imagem (tela fica escura) ou a tela não responde aos comandos será necessário fazer sua troca, mesmo que o vidro não esteja quebrado. A tela do iPhone é composta de três partes: o vidro, o LCD e o touchscreen. Qualquer um destes componentes poderá ser danificado após uma queda ou impacto muito forte. Portanto, sempre que necessário trocar a tela do seu iPhone, tenha em mente que os três componentes serão substituídos, mesmo que apenas um deles esteja apresentando o problema.
Quanto custa para trocar a tela do seu iPhone?
#2 Bateria termina rapidamente
Em segundo lugar, aparecem as baterias que apresentam baixo desempenho, como problema muito comum. Alguns sintomas são frequentemente relatados pelos usuários, por exemplo:
- Bateria apresenta curta duração
- iPhone não liga ou não carrega
- Aparelho se desliga com 20% ou 30% de carga
- iPhone demora muito para carregar
Atualmente, as baterias utilizadas em iPhone são concebidas de maneira muito mais inteligente, o que proporciona uma eficiência muito maior a este componente. Mesmo assim, para utilizar tudo o que um iPhone oferece, nós acabamos “consumindo” a vida útil de uma bateria em pouco mais de um ano. Entenda qual é o momento ideal para carregar o seu iPhone.
Quem deve trocar a bateria, segundo a Apple
#3 iPhone caiu na água
Este é o terceiro maior caso de danos provocados ao iPhone, que temos registrado na iHelpU. Se seu iPhone caiu nágua, veja aqui o que fazer. Infelizmente esta é a situação mais complexa para uma assistência técnica. Isso se explica, pois o mesmo após realizar um procedimento de secagem e desoxidação, as corrosões a componentes podem seguir ocorrendo. Mesmo para aparelhos que possuem resistência à água – e não são à prova d’água – a Apple nega a garantia nos casos em que chegam molhados à assistência técnica. Veja abaixo os aparelhos que são resistentes à água:
- iPhone X
- iPhone 8 Plus
- iPhone 8
- iPhone 7 Plus
- iPhone 7
- iPhone 6S Plus
- iPhone 6S
Contudo, botões que param de funcionar e câmeras que ‘não abrem’ são outros problemas bastante comuns nos iPhones, mas com certeza, estes compreendem mais de 90% dos reparos realizados na iHelpU. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco pelo WhatsApp, ou através do nosso e-mail: ihelpu@ihelpu.com.br.