Quer iniciar uma vida saudável, abandonando o sedentarismo e o excesso de peso, mas ainda falta a motivação? Então, você tem de conhecer os aplicativos fitness, que são uma ajudinha extra da tecnologia para garantir o seu bem-estar e sua motivação.
A grande dificuldade das pessoas fazerem exercício é que elas não sabem por onde começar ou se desmotivam rapidamente, uma vez que não têm uma forma de acompanhar a própria evolução. Com os apps para iPhone, você não precisa mais se preocupar com isso: há diversos guias gratuitos de exercício, com metas bem definidas.
Neste post, vamos apresentar ótimas opções de aplicativos fitness que podem ajudar você a conquistar um corpo ideal — e todos estão disponíveis para iOS e Android. Acompanhe!
Aplicativos fitness
1. Jefit
Na academia, você se perde entre as repetições, séries e descansos? Há uma forma muito simples de se organizar: com aplicativos móveis para a academia, existem maneiras melhores de acompanhar seus sets e reps.
O Jefit Workout oferece ferramentas simples para a elaboração de exercícios de levantamento de peso e o controle dos detalhes à medida que o usuário completa suas rotinas de treino. É possível registrar conjuntos e repetições, bem como quanto você aumentou de peso a cada dia.
Um calendário lhe ajuda a planejar seus dias de treino e dias de descanso. O Jefit Workout não é especialmente rico em recursos, mas dá conta do recado e é ideal para quem quer algo simples.
2. MyFitnessPal
O MyFitnessPal é antigo, mas isso o torna ainda mais potente, com um banco de dados gigantesco de alimentos e algumas opções realmente convenientes. Muitos rastreadores de dieta limitam você a entradas individuais de alimentos, mas se você é do tipo que repete as mesmas refeições todos os dias, pode ser incômodo adicionar repetidamente os aspectos individuais de sua refeição várias vezes.
MyFitnessPal parece levar isso em conta, pois lhe permite criar refeições que você pode adicionar mais tarde com um único clique, em vez de inserir ingredientes individuais. Com uma assinatura premium (US$ 49,99/ano), você obtém mais informações nutricionais, como as vitaminas e os sais minerais dos alimentos.
Também tem um histórico de exercícios bem básico, mas o aplicativo é sincronizado com vários outros aplicativos e dispositivos de rastreamento de condicionamento físico para torná-lo ainda mais simples. É por isso que esse app sempre figura entre os líderes de download dos iPhones.
3. Nike Training Club (NTC)
A Nike é a marca de referência para inúmeros atletas em todo o mundo. Diante disso, não é de surpreender que tenha alguns aplicativos na manga para ajudá-los a atingir todo o seu potencial.
Para os corredores, é difícil superar o aplicativo Nike Training Club, que monitora suas corridas via GPS, fornece planos de treinamento e motivação graças ao aspecto comunitário.
Afinal, quem não adora um bom quadro de classificação? Os treinos vão lhe ajudar a desenvolver força, velocidade e resistência, e você terá a opção de áudios com conselhos de treinadores e atletas para esse impulso extra.
4. GAIN fitness
Você odeia o clima de academia, mas quer ganhar mais massa muscular? Então, o GAIN Fitness é o app certo para você. Ele disponibiliza centenas de vídeos de instrução de exercícios para realizar em casa ou ao ar livre, o que lhe possibilita criar uma lista de atividades completamente personalizada para seu objetivo:
- Escolha entre 10 estilos diferentes de treinamento — de musculação a ioga, CrossFit a Pilates;
- Siga treinamentos elaborados por especialistas no seu iPhone;
- Personalize com base em seus objetivos e cronograma;
- Instrução audiovisual para mais de 2.000 exercícios;
- Gratuito para download, upgrades premium disponíveis.
5. Workout Trainer
O Workout Trainer é um dos aplicativos fitness que mais combinam com quem quer passar longe da academia. A grande vantagem é que os exercícios podem ser feitos com poucos equipamentos: o máximo que você deve precisar é de um halter, uma barra ou um kettlebell. O resto do trabalho é com seu corpo.
Um dos diferenciais desse app é a variedade de modalidades de exercícios e de programas de treinamento. Tem de tudo: para quem quer focar nos glúteos, para quem quer um abdômen sarado em duas semanas ou quem quer perder peso. Além disso, ele tem uma função social bem legal, em que você pode interagir com a comunidade de 15 milhões de usuários.
6. Strava
Corredores, ciclistas e outros tipos ao ar livre podem usar uma série de aplicativos e dispositivos para rastrear suas atividades. O melhor para os tipos competitivos é o Strava. Se estiver numa competição pessoal para bater seu melhor tempo, ou olhando para o ranking de estranhos na tabela de classificação, o app traz as ferramentas ideais para competitividade feroz.
Ele foi preparado para estimular você a estar sempre quebrando metas, em vez de ficar sempre nos exercícios mais monótonos. O melhor: aplicativo grátis, que oferece upgrades pagos a preço justo.
7. 7 FIT
Se você disser que não tem 10 minutos para reservar um treino rápido em algum momento do dia, provavelmente está mentindo. Mas mesmo que realmente não tenha esse tempinho, isso não importa, porque os treinos no aplicativo 7 FIT nem pedem tanto.
Cada treino conta com apenas sete minutos de duração, e eles variam de partes específicas do corpo para as rotinas do corpo todo. Claro, você não será o próximo Arnold Schwarzenegger se estiver treinando apenas sete minutos por dia. Mas, mesmo nos seus dias mais ocupados, você pode acordar 10 minutos mais cedo e pelo menos se mexer.
8. Dieta e Saúde
Para fechar nossa lista de aplicativos fitness, temos o Dieta e Saúde. Ele é bastante conhecido por quem deseja perder peso de uma forma saudável, pois é um programa de reeducação alimentar, que alega já ter ajudado mais de 1,6 milhão de pessoas.
Para isso, o usuário deve inserir seus dados antropométricos, como peso e altura, além estabelecer uma meta pessoal em dias e em peso. Assim, o app calcula quantas calorias é possível cortar por dia para chegar ao peso ideal.
Depois, ele vai lhe fornecer algumas sugestões de cardápio e indicar qual é a quantidade ideal. A partir daí, você não precisará mais contar as calorias nas embalagens dos alimentos, pois o app é baseado em uma dieta de pontos, que são calculados automaticamente a partir das quantidades que você inserir na plataforma.
Com esses aplicativos fitness, certamente você chegará aos resultados que sempre sonhou. Recomendamos que baixe mais de um deles para poder organizar todas as áreas de uma vida saudável: os exercícios anaeróbicos (musculação), os aeróbicos (caminhada, corrida e bicicleta) e uma alimentação rica em nutrientes.
Quer ficar em dia com os melhores apps para você baixar no seu dispositivo móvel da Apple? Então, não deixe de assinar nossa newsletter!