Resíduos eletrônicos de iPhone

Resíduos eletrônicos de iPhone: qual o destino?

Ao se deparar com uma tela quebrada no seu iPhone, você já deve ter feito a seguinte reflexão: vale mais a pena consertar ou comprar um aparelho novo? Alguns pontos devem ser levados em conta, para poder responder à esta pergunta, como o custo da manutenção e a própria geração de resíduos eletrônicos de iPhone. Segundo uma análise da iHelpU, o maior número de problemas em aparelhos da Apple, que passam pela assistência técnica, é referente a danos ocasionados pelo próprio usuário (ou denominado como mau uso, pela fabricante). Em praticamente todas as situações, componentes danificados são substituídos por novos, gerando uma quantidade significativa de resíduos eletrônicos.

 

Resíduos eletrônicos de iPhone

Mesmo com a crescente preocupação ambiental na sociedade, de forma geral, um número ainda muito reduzido de clientes questiona nossos colaboradores sobre o destino de telas quebradas, baterias inutilizadas e outros componentes que são substituídos em nossas assistências técnicas. Telas quebradas e baterias danificadas representam mais de 90% dos resíduos gerados em nossas unidades.

 

 

“Mesmo assim, fazemos questão de enfatizar que 100% dos componentes eletrônicos gerados pela iHelpU são destinados corretamente, independente da unidade.”

 

 

Resíduos eletrônicos de iPhone

 

 

Na área ambiental, nossa visão sempre for guiada pela redução de embalagens desnecessárias ao transporte e armazenamento de acessórios e componentes, e também pelo compromisso em destinar corretamente todo e qualquer resíduo gerado em nossos processos. Isto inclui não só os resíduos eletrônicos, mas todo e qualquer resíduo sólido (recicláveis ou orgânicos).

 

Destino dos componentes

Como já mencionamos, os resíduos eletrônicos de iPhone são gerados durante os processos de manutenção dos aparelhos. Por exemplo, a cada tela nova instalada em um iPhone, uma tela quebrada é gerada no processo. Isso ocorre com baterias substituídas e todos os demais componentes eletrônicos. A partir deste momento, conseguimos dividir em dois caminhos o que acontece com os componentes inutilizados.

 

Reciclagem

O rumo de aproximadamente 70% das telas trocadas em nossas assistências técnicas é fazer o caminho de volta, até o fornecedor. Para isso, enviamos estas telas novamente aos fornecedores na China, onde possuem suas fábricas. Com isso, os componentes internos destas telas podem ser segregados e reinseridos novamente na cadeia produtiva.

 

Destinação final

O restante, que não pode ser enviado aos fornecedores, é primeiramente classificado como resíduo ainda dentro das unidades, e posteriormente encaminhado à uma empresa que possui autorização ambiental para fazer o recolhimento e destinação correta dos mesmos.

 

 

“Por meio de um processo de classificação que inicia na própria loja, fazemos o envio de aproximadamente 70% das telas substituídas, de volta para nosso fornecedor, para que possam ser recicladas e ter seus componentes reinseridos na cadeia produtiva.”

 

 

Assim, todos os materiais que em algum momento entraram nos processos de manutenção das nossas 10 assistências técnicas (8 lojas + operação MacBook + iHelpU Lab), são exportados corretamente como resíduos ou como matéria prima para reciclagem.

 

Portanto, para poder responder à pergunta inicial se vale a pena consertar ou comprar um aparelho novo, pesquise bastante sobre os compromissos ambientais das assistências técnicas antes de tomar sua decisão. Lembre-se que, mesmo ao decidir pela manutenção de um iPhone, ao invés de adquirir outro aparelho, resíduos eletrônicos serão gerados durante os processos, e necessitarão de tratamento e destinação corretos.

 

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente pelo e-mail ihelpu@ihelpu.com.br ou pelo WhatsApp: 51 99237 4648. Siga a iHelpU também nas redes sociais através do Facebook e Instagram.

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