Saiba como resolver de uma vez por todas problemas com o seu iPad!

Ter um iPad facilita muito a realização das nossas funções diárias. Por ter uma tela maior que a de um iPhone e um peso bastante inferior ao de um notebook, o dispositivo oferece comodidade para leitura. Além disso, vários aplicativos podem ser instalados, o que permite a execução de diversas tarefas.

No entanto, mesmo com sua versatilidade e robustez, problemas com iPad são comuns após certo tempo de uso. Mesmo assim, algumas dicas simples podem ajudá-lo a resolver os erros que atingem o dispositivo.

Com a leitura desse post, você vai conhecer os principais problemas que podem ocorrer no aparelho e descobrir como resolvê-los. Confira!

Problemas na tela

Tela branca

Seu iPad sofreu alguma queda recentemente? Depois disso, a tela ficou toda branca? Esse problema se torna muito comum após o aparelho ter sofrido algum impacto. Diante dessa situação, reinicie o dispositivo.

Para tanto, pressione o botão para hibernar (aquele que fica no canto superior direito do iPad) juntamente com o botão Home por, aproximadamente, 10 segundos, até que o aparelho seja desativado. Depois, aperte novamente o botão hibernar para reiniciar o iPad.

Problemas de software também podem ser o motivo da tela branca recorrente. Por isso, é importante que você sempre faça as atualizações periódicas do seu iPad. Se a tela do dispositivo trincou após a queda e está atrapalhando a visualização, vale a pena fazer a troca por uma nova tela. Para isso, vá até uma assistência técnica especializada.

Quando a tela do iPad não responde, reinicie o sistema. Essa é uma forma que geralmente leva à resolução do problema.

Tela preta e aparelho sem resposta

Outra situação comum é quando a tela do iPad fica toda preta e não responde ao botão Home nem ao touch screen. Mas isso não significa problemas no dispositivo. É provável que o aparelho apenas esteja em modo repouso, que é ativado para economizar bateria.

Para ajustar o tempo sem uso após o qual a tela entra no modo repouso, vá em Ajustes > Bloqueio automático. Você pode reduzir o tempo ou até mesmo desativar a função.

Touch screen não responde

Quando o touch screen não responde, o uso do seu iPad torna-se muito difícil, pois essa é a principal interface do aparelho.

Sinais que indicam esse problema são: quando você toca num aplicativo na tela, mas ele não é iniciado ou quando é preciso tocar com mais força em alguma das funções da tela para fazê-la funcionar. Para resolver esse problema, reinicie o sistema.

Se ainda assim o touch screen não funcionar corretamente, a causa do problema pode ser a sujeira que se acumula na tela com o uso. Você deve, então, limpar o seu iPad. Não utilize produtos abrasivos ou químicos. Uma simples folha de papel toalha úmida, passada suavemente sobre a tela, é suficiente para limpá-la.

Falha na conexão Wi-Fi

Nesse caso, lembre-se que o alcance do Wi-Fi do iPad é menor do que nos notebooks, por isso, aproximar-se do roteador pode solucionar falhas na conexão.

Outra opção é renovar o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). Para isso, em seu iPad, vá em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede.

Travamentos

Quando a tela do iPad congela, o problema pode estar no software. Geralmente, pressionar o botão Home para sair do aplicativo que está travando e retornar à página inicial resolve o problema. Caso o erro persista, reinicie o sistema.

Curta duração da bateria

O tempo máximo de uso do iPad é de cerca de 8 horas após cada carga. Com o passar dos anos, é normal que esse tempo caia, pois assim como nos smartphones, a bateria do tablet envelhece.

Ainda assim, algo que pode aumentar a duração da carga é reduzir o brilho da tela. Para isso, vá em Ajustes > Brilho. Desligue a opção “Brilho automático” e reduza o brilho da tela para menos da metade.

iPad não carrega

Se o seu aparelho não carrega ou demora mais do que o normal para carregar, você deve fazer algumas verificações.

Primeiramente, observe o cabo de carregamento e o adaptador. Se houver danos como rompimento do fio ou pinos tortos no adaptador, a causa do problema pode estar aí.

Nunca utilize cabos ou adaptadores danificados. Além de prejudicarem seu iPad, também podem trazer risco à sua segurança.

Outro motivo para problemas na recarga do seu iPad é o acúmulo de resíduos na porta de carregamento, que fica na parte inferior do dispositivo. Por isso, faça a limpeza regular. Verifique, também, se a porta está danificada. Se a resposta for positiva, leve o iPad a uma assistência técnica especializada.

Superaquecimento

Em dias muito quentes, o iPad pode aquecer excessivamente, o que gera seu desligamento automático. Esse é um mecanismo do sistema para preservar a memória e suas funções. Quando isso acontece, você deve esperar o aparelho esfriar. Somente após isso, reinicie o iPad.

Lembre-se que, assim como o iPhone, o iPad funciona bem na faixa de temperatura entre 0 e 35ºC. Em temperaturas inferiores a 0ºC ou superiores a 35ºC, desligamentos repentinos podem ocorrer. Portanto, nunca deixe seu iPad sob exposição solar prolongada, nem em locais muito frios.

Dicas para aumentar a vida útil do seu iPad

Como já mencionamos, é normal que o iPad tenha queda de desempenho após algum tempo de uso. Ainda assim, é possível reduzir a incidência de problemas com alguns procedimentos. Confira a seguir.

Mantenha o software atualizado

Com as atualizações da Apple, são disponibilizados mecanismos para correção de problemas. Portanto, ter a versão mais recente do iOS ajuda a prevenir problemas de funcionamento do iPad.

Remova a capa antes de carregar o iPad

As capas podem levar ao aquecimento do dispositivo, o que prejudica a bateria. Por isso, deixe o iPad sem capa durante o carregamento.

Ative o modo de pouca energia

Quando a bateria está acabando, uma opção para prolongar o tempo de uso é ativar o modo de pouca energia. Com isso, o brilho da tela é reduzido e os aplicativos não fazem o download de conteúdo em segundo plano, o que otimiza a performance do iPad.

Para ativar o modo de pouca energia, vá até Ajustes > Bateria > Modo de pouca energia.

Por fim, lembre-se que, quando tiver dúvidas sobre como resolver problemas em seu iPad, o melhor a fazer é procurar uma assistência técnica especializada em produtos Apple. Assim você terá segurança de que seu produto estará em boas mãos. Devido às especificidades do iPad, não é recomendado ir às lojas de assistência técnica geral.

Portanto, assim como qualquer equipamento eletrônico, problemas com iPad são comuns após alguns anos de uso. Com as nossas dicas, você pode resolver vários deles de forma simples. Mas, se mesmo assim os problemas persistirem, vá à assistência técnica mais próxima.

E aí, esse artigo foi útil para você? Que tal conhecer o nosso site? A iHelpU é a maior empresa de assistência técnica da região Sul do Brasil. Temos também vários produtos de qualidade em nossa loja virtual. Confira!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

WhatsApp iHelpU

Selecione a Loja iHelpU mais pertinho de você: