Durante o dia de hoje, um número grande de usuários de iPhone recebeu uma mensagem da Apple – ou notificação push – com a seguinte frase: “The iTunes Store is unable to process purchases at this time. Please try again later”.
A tradução para o português informa que a “iTunes Store está impossibilitada de processar compras neste momento. Tente novamente”. Para entender melhor, esta mensagem aparece diretamente no seu dispositivo – iPhone ou iPad – quando há uma tentativa de atualização de um aplicativo. Isto pode ser também uma tentativa de download de um aplicativo novo, ou mesmo a atualização de um app antigo, em segundo plano (aquelas que o iPhone tenta realizar de forma automática, sempre uma nova versão do app está disponível).
Tudo indica que uma falha nos servidores da iTunes Store e App Store tenham ocasionado esta instabilidade que não possibilita a atualização de aplicativos. Mesmo que tenhamos de aguardar uma normalização da conexão e correção de bugs pela Apple, recomendamos que você siga os passos básicos abaixo, numa tentativa de atualização dos dados de rede:
#1 Desligar a Wi-Fi do seu telefone (Ajustes > Wi-Fi, e desabilite)
#2 Habilitar a Atualização Automática de Apps (Ajustes > iTunes e App Store, e habilite as atualizações automáticas, mas deixe os Dados de Celular desativados.)
#3 Habilitar Wi-Fi novamente (Ajustes > Wi-Fi, habilite sua conexão Wi-Fi novamente, e veja se seus aplicativos voltaram a ser atualizados.)
Caso isto não tenha resolvido, logo a Apple deve solucionar a questão, por se tratar de uma situação crítica. Portanto, aguarde que tudo deverá se normalizar dentro de algumas horas.
Fonte: Forum de Discussões da Apple