Como consertar cabo de iPhone no lugar certo - iHelpU

iPhone desligando sozinho: descubra agora o que fazer!

O iPhone desligando sozinho é um dos defeitos mais frequentes relatados por usuários. No entanto, felizmente, nem sempre ele significa um defeito irreparável ou que seja preciso assistência técnica. Na maioria das vezes, você pode resolver sozinho com alguns dos passos que falaremos a seguir.

No entanto, a causa desse problema pode ser algum dano no próprio aparelho. Fique atento se isso se iniciou após uma queda ou mau uso. Em ambos os casos, procure uma assistência técnica autorizada sempre!

A seguir, então, trazemos 4 opções de soluções. Você tentá-las começando pela mais simples (a primeira) até a mais complexa (a quarta). Continue lendo o nosso post e encontre a solução para seu iPhone!

1. Force a reinicialização

Caso o seu iPhone fique desligando sozinho, não carregue mesmo conectado à tomada ou trave constantemente, é hora de realizar uma reinicialização forçada. Neste caso, muitos bugs e processos desonestos podem ser desativados permanentemente. Também, esse processo é muito útil quando há conflitos entre os firmwares das peças de hardware, como o wi-fi e o rádio.

O processo é bem simples e depende do modelo do seu iPhone:

  • no iPhone 7 e modelos mais modernos, você deve apertar e manter pressionado o botão de “Desligar” ao mesmo tempo que o botão “diminuir volume”;
  • nos dispositivos mais antigos, que mantêm o botão de “Início”, aperte-o e mantenha-o pressionado juntamento com o botão “Desligar”.
    • isso deve ser feito até surgir um logotipo da Apple na tela. A tela fica escura, mas depois mudará de aspecto;
  • se você vir vídeos no Youtube ensinando o processo, não se assuste caso seja diferente com você. Se o seu aparelho for da cor branca, a tela de inicialização será branca. Caso seja  preto, ela será também preta. A cor diferente não significa uma falha no processo;
    • quando essa segunda tela surgir, você não precisa mais manter os botões pressionados. Estima-se que todo esse processo dure de 8 a 12 segundos.

Assim que seu iPhone for reiniciado, verifique se ele permanece ativo e operacional. Caso contrário, você pode ir para a próxima etapa.

2. Conecte à energia

Pode ser que o problema do seu iPhone esteja relacionado à carga de energia. Para isso, você deve conectá-lo à tomada. Você deverá ver qual é o nível de carga no momento do início do carregamento.

Caso esteja no nível mínimo, isso significa que o desligamento pode, sim, ser causado devido a algum problema da bateria. No entanto, caso esteja parcialmente carregado, com o símbolo no verde, o problema pode ser outro.

De qualquer forma, é bom deixar o aparelho carregando por, no mínimo, uma hora. Evite carregar em notebooks e PCs, pois a corrente elétrica pode ser pequena e uma hora não seria suficiente para uma carga adequada.

Se após esse tempo não tiver muito resultado, o problema pode ser o seu cabo e será a hora de trocá-lo ou adquirir um novo conector para a tomada. Quando o processo der certo, preste atenção à queda da carga. Aí, podem acontecer três eventos diferentes:

  • ele desliga rapidamente, então você pode seguir para o próximo passo;
  • a carga da bateria se deteriora rapidamente, mas demora algumas horas. Ou seja, hora de trocar a bateria em uma assistência autorizada ou desinstalar alguns aplicativos pesados que ficam rodando no segundo plano;
  • por fim, o problema pode ser resolvido!

3. Restaure o iPhone

Essa é a medida mais radical, mas a mais efetiva em casos difíceis de resolver. Ela simplesmente apaga todos os dados presentes no HD, inclusive os do sistema operacional. Depois, instala-os novamente com a versão de fábrica mais atualizada disponível para seu dispositivo.

Você pode fazê-la pelo iTunes, pelo iCloud e por aplicações fornecidas por terceiros. Evidentemente, recomendamos as duas primeiras. A terceira, além de poder causar danos ao seu aparelho, faz com que você perca a garantia do fabricante e se exponha a códigos maliciosos.

De todas, recomendamos a pelo iTunes, pois ele é capaz de fazer um backup de todos os seus dados e arquivos, ao passo que o iCloud tem um limite de memória. Além disso, ele roda em um computador com maior capacidade de processamento do que um dispositivo móvel, tornando o processo mais rápido.

Outra vantagem é que você fará esse processo ligado a uma fonte de energia, pois é feito por conexão USB. Isso evita que o celular descarregue durante o processo. Pelo iCloud, isso pode acontecer e, aí, você teria de realizar o processo no iTunes de qualquer maneira. Vamos ensinar as duas formas, pois pode ser que você não tenha um computador disponível no momento da restauração.

Pelo iTunes

  1. Abra e atualize o iTunes na última versão. Caso ainda não o tenha, baixe diretamente no site da Apple neste link;
  2. Faça o backup do seu aparelho. Para isso, clique no ícone do seu dispositivo que aparecerá na barra à esquerda do software. Na tela inicial (Resumo), haverá a opção de “Fazer backup automaticamente”. Selecione a opção “Este Computador”. Depois, clique em “Fazer backup agora”;
  3. Logo acima, há a opção “Restaurar iPhone”. Clique nela;
  4. Aparecerá uma janela padrão de confirmação da operação. Clique em “Restaurar novamente”;
  5. Aguarde a restauração se completar e, logo após, teste o aparelho ainda conectado com o computador. Veja se o backup já foi instalado automaticamente;
  6. Caso não tenha sido, na tela inicial, aparecerá a opção “Backups” e você vai clicar no botão “Restaurar backup”.

No iCloud

  1. Primeiramente, você deverá atualizar o seu dispositivo em Ajustes > Geral > Atualização de Software;
  2. Depois, você deve seguir as etapas: acesse Ajustes > [seu nome] > iCloud > Armazenamento > Gerenciar Armazenamento (ou Ajustes > iCloud > Armazenamento > Gerenciar Armazenamento. Dependendo do tamanho do backup, você vai ter de fazer algumas escolhas do que upar para a nuvem;
  3. Então, ainda no menu de ajustes, você seleciona a opção “geral” e, depois, “redefinir”. Clique em “apagar todo conteúdo e ajustes”. Essa é a melhor opção para acabar com qualquer bug.

Ainda há uma última opção se essa etapa não for possível ou não for efetiva.

4. Forçar a entrada em modo de recuperação

Neste caso, você necessariamente usará o iTunes, que deverá estar atualizado. Depois de atualizá-lo, você deverá fechá-lo e conectar o iPhone no cabo USB e abrir o software novamente.

Com o dispositivo conectado, faça os passos que ensinamos no primeiro item. Então, espere aparecer a tela “Conecte ao iTunes”. Depois, aparecerão no computador as opções “Restaurar” e “Atualizar”, clique na segunda. Com isso, o iTunes vai reinstalar o iOs sem apagar os demais dados. Por fim, configure o seu aparelho normalmente.

Apesar disso tudo, o iPhone desligando sozinho pode ser realmente um defeito técnico que não pode ser resolvido por você. Neste caso, é necessário procurar uma assistência técnica autorizada. Somente elas oferecerão reposição de peças originais, uma mão de obra treinada pela Apple e cobertura dos danos do aparelho ainda em garantia. Aliás, você pode perdê-la em caso de procurar um serviço não autorizado pela fabricante. Fique atento!

Tentou de tudo e ainda não deu certo? Neste caso, procure a iHelpU! Somos uma assistência técnica autorizada pela Apple com os melhores profissionais e peças do mercado!

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