logo-ihelpu-laranja
Saiba o que fazer quando o celular não liga - iHelpu

Saiba o que fazer quando o celular não liga

“Meu celular não liga, o que fazer?”, essa é uma das principais dúvidas que atendemos dos usuários de iPhone. São vários os problemas que causam isso, desde desconhecimento do usuário, bugs no sistema operacional, até defeitos nas peças do aparelho.

Por sua vez, há diversas alternativas para tentar solucionar esse problema. A maioria delas pode ser executada por você mesmo em casa. Tudo o que vai precisar é de um cabo USB, um computador com iTunes instalado e conector com a tomada.

Os passos a seguir estão dispostos do mais simples ao mais complexo e devem ser tentados em sequência. Afinal, não devemos utilizar a solução mais radical primeiro. O post está bem explicado, por isso esperamos que você aproveite a leitura e finalmente solucione os seus problemas!

Tente recarregar o celular

Esse é o caso mais banal, tanto que você deve estar se perguntando: isso é óbvio, por que está em um guia? Porque há pessoas que não sabem muito bem como funcionam os símbolos da Apple (imagine um senhor que acabou de ganhar o aparelho da filha) nem como carregar adequadamente. Se esse é o seu caso, relaxe! É normal ter um pouco de dificuldade com tecnologia!

Quando a bateria está completamente vazia, o aparelho não vai sequer ligar. Isso ocorre quando, ao apertar o botão de ligar, um ícone vermelho da bateria continua piscando. Os usuários de aparelhos mais antigos estão acostumados com baterias que duram dias. Mas, dependendo do uso, a do iPhone não dura um dia completo, levando algumas pessoas a crer que se trata de um defeito.

Se a bateria ficou muito tempo totalmente descarregada, também é esperado que o aparelho, mesmo de carga cheia, demore um pouco para ligar. Por outro lado, se você conectou um cabo e o preenchimento vermelho do ícone da bateria piscar três vezes, isso significa que o iPhone não está recebendo energia suficiente para carregar. Isso se deve aos seguintes motivos:

O cabo está defeituoso

Devido ao mau uso ou acidente, algum componente do cabo pode estar quebrado. Assim, o iPhone reconhece que há algo conectado a ele, mas não está carregando.

O cabo não é original ou autorizado

Os produtos Apple foram feitos para funcionar adequadamente somente com acessórios originais ou autorizados pela fabricante. Se você comprou os famosos produtos piratas, a chance de falha é grande.

A fonte de energia não tem a potência suficiente

A bateria se alimenta da corrente elétrica fornecida pela fonte de energia. Você pode estar com dois problemas nesse sentido:

  • se o conector utilizado não for original, ele pode não fornecer a potência, a corrente ou a voltagem necessárias para carregar a bateria rapidamente;
  • a porta USB do computador que você está utilizando não é de alta potência e, portanto, só serve para a sincronização de dados.

A entrada do cabo no seu iPhone está obstruída

É possível que sujeira e fiapos de pano estejam bloqueando os pinos conectores de energia do seu aparelho. Desse modo, a corrente não flui adequadamente. Nesses casos, desobstrua com muito cuidado usando alguma ferramenta delicada. O ideal é levar a uma assistência autorizada perto de você. Eles vão fazer esse serviço rapidamente e, talvez, nem cobrem nada.

Force a reinicialização

As soluções que apresentaremos agora e a seguir servem para os casos de bugs no sistema operacional do aparelho. O passo mais simples é forçar a reinicialização. O processo depende do modelo do iPhone.

Modelos 6 e anteriores

Mantenha os botões “Ligar/Desligar” e “Menu” pressionados simultaneamente por 10 segundos ou até que o aparelho ligue em uma tela branca ou preta, na qual logo surgirá um logo da Apple.

Modelos 7 e superiores

Nesses casos, o antigo botão “iniciar” não existe mais. Como alternativa, você força a reinicialização pressionando os botões de “Ligar/Desligar” e de “Reduzir volume” simultaneamente por 10 segundos ou até que apareça uma tela com o logo da Apple.

Redefina as configurações originais

Comece clicando no menu de “Configurações” e, depois, em “Geral”. Então, você vai selecionar “Redefinir todas as configurações”. Desse modo, seu aparelho voltará para as configurações originais de fábrica sem apagar os dados nem reinstalar o sistema operacional.

Obviamente, essa solução só funciona nos casos em que o defeito de não desligar só ocorre de vez em quando, sendo possível ligar o aparelho algumas outras vezes ou por métodos alternativos.

Faça uma restauração no aparelho

Caso os passos anteriores deem errado, você precisará realizar o backup do seu iPhone para, então, restaurá-lo. Para isso, veja se seu computador tem a última versão do iTunes instalada. Em seguida, conecte o iPhone no notebook, PC ou Mac. Caso não haja problemas em seu cabo, no menu “Dispositivos” aparecerá o nome do iPhone.

Assim sendo, siga os passos do backup. Primeiramente, no menu “Resumo”, selecione a opção “Fazer backup agora” e, depois, sincronize o aparelho. Acima, ainda em “Resumo”, clique em “Restaurar”.

Isso vai apagar todos os dados do seu aparelho e, depois, reinstalar um iOs novinho em folha sem as corrupções que podem ter causado o problema inicial. Depois disso, será feito um backup automático.

Force o dispositivo no modo de recuperação

Nesse caso, se você não tiver um backup prévio já instalado no iTunes, perderá todos os seus dados. Mas, às vezes, esse é o único modo de resolver o problema quando o celular não liga. Os passos são os seguintes:

  1. conecte o cabo USB no computador e no celular. Se ele estiver sem carga, espere carregar por uma hora para fazer o procedimento;
  2. siga os passos do item dois deste post;
  3. quando aparecer a tela “Conectar ao iTunes”, solte os botões e siga os passos indicados. Se isso não funcionar, repita o procedimento. 

Se o seu celular não liga mesmo com todos esses procedimentos, pode ser um problema nas peças do aparelho. Nesses casos, é preciso procurar uma assistência técnica autorizada e renomada no mercado. Assim, você garante que profissionais gabaritados vão analisar seu iPhone e peças originais serão utilizadas para o conserto. Além disso, não correrá o risco de perder a garantia!

Já tentou de tudo e precisa de uma assistência técnica autorizada para resolver seu problema? Então, entre no site da iHelpU, lá temos as informações sobre a nossa empresa e os canais de contato!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

WhatsApp iHelpU

Selecione a Loja iHelpU mais pertinho de você: