logo-ihelpu-laranja

6 coisas que deixam o MacBook lento e como resolver

Você sente o seu MacBook lento? Ele demora muito tempo para realizar tarefas simples e acaba causando mais frustração do que satisfação?

É muito ruim quando isso acontece, não é mesmo? Você quer recuperar a velocidade da sua máquina, mas não gostaria de mandá-la para a assistência técnica, pois não pode ficar sem ela por muito tempo.

Tem solução para isso? Tem sim! Existem alguns motivos para seu MacBook estar lento e, abaixo, ensinaremos como você mesmo pode solucioná-los sem precisar da assistência técnica.

Para saber mais, continue lendo!

1. Sua área de trabalho pode deixar seu MacBook lento

Existem dois tipos de pessoas: aquelas que deixam o Dashboard limpinho e organizado e aquelas que usam a área de trabalho como depósito para todo tipo de arquivo e pasta.

Se você for do segundo tipo, pode deixar seu MacBook lento por causa disso.

A quantidade de itens no Dashboard influencia o desempenho do MacBook pela maneira como o macOS é programado. Tentando explicar de forma superficial, cada um dos ícones na área de trabalho é como uma janela ativa que o sistema tem de renderizar e processar.

Se forem muitos ícones, então o MacBook precisa lidar com vários processos ao mesmo tempo e não consegue dar conta do seu uso normal.

Como resolver isso? A resposta aqui é bem simples: limpe seu Dashboard. Aqueles arquivos ou aplicativos que não são mais úteis devem ir para a lixeira, enquanto os outros são organizados em pastas e movidos para outro lugar.

2. Seu HD pode estar lotado ou quase totalmente cheio

Você tem muitas fotos, filmes, aplicativos e outros tipos de arquivos no seu MacBook? Se sim, talvez esse seja o motivo para sua máquina estar lenta.

Na verdade, esse talvez seja o motivo mais comum para um MacBook lento: o HD está totalmente cheio ou bem perto disso.

Pense no HD do seu MacBook como a sela de um cavalo de carga. Quanto mais peso ele precisar carregar, mais devagar ele andará. Se você puder aliviar um pouco o peso, então sua máquina voltará a ter o desempenho de antes.

Como resolver isso? A solução é tirar um dia de folga para passar um pente fino nos seus arquivos. Faça uma análise do que realmente precisa ficar no seu MacBook e do que pode ser armazenado em outro lugar.

Fotos, vídeos e afins podem ir para um microSD ou um HD externo, por exemplo.

3. Você pode ter programas rodando em segundo plano

Normalmente, existe um limite de tarefas que um MacBook pode realizar ao mesmo tempo, de acordo com a configuração da máquina.

Se o computador tiver muitas tarefas rodando em segundo plano, ele ficará mais limitado para executar os comandos do usuário, o que se traduz na lentidão da máquina. Ou seja: você pede para ele abrir um aplicativo, por exemplo, e ele demora muito tempo porque não tem espaço na sua capacidade de processamento.

Como resolver isso? Você precisa descobrir quais aplicativos estão rodando em segundo plano para desativá-los e, assim, liberar espaço para que seu MacBook possa lidar com outras tarefas.

Para isso, entre na pasta Aplicativos e depois na pasta Utilitários. Ali, selecione o Monitor de Atividade.

Esse aplicativo mostrará uma lista com os programas que estão rodando nesse momento no seu MacBook. Clique na aba Memória, na parte superior, e então na coluna Memória, para organizar os aplicativos de acordo com o uso de Memória RAM de cada um (quanto maior o número, mais memória usada).

Para desativar um aplicativo, clique nele na lista e então no “X” cinza que fica na parte de cima da tela do Monitor de Atividade. Mas atenção: não desative nada que você não conhece! Para conhecer mais sobre o Monitor de Atividade, leia esse tutorial da Apple.

4. Sua máquina pode estar com um macOS desatualizado

Um MacBook precisa de um sistema operacional para funcionar. A cada ano, a Apple lança novas versões do macOS, que são mais modernas, desenvolvidas e com novas funções.

Os sistemas operacionais mais antigos têm a tendência de rodar de forma mais lenta com o passar dos anos. É por isso que novos são lançados todos os anos. Se você sente seu MacBook lento, pode ser por causa do sistema operacional que está desatualizado.

Como resolver isso? A solução também é simples: basta atualizar seu macOS. A atualização é gratuita e pode ser feita diretamente no site da Apple, que tem todas as instruções de como proceder.

5. Seu MacBook pode ter idiomas instalados em excesso

Você sabe falar albanês? Ou, talvez, suaíli? Se não, talvez você não precise ter esses pacotes de idioma instalados no seu MacBook, não é mesmo?

Normalmente, quando baixamos um aplicativo qualquer, é possível que ele instale uma série de pacotes de idiomas no MacBook, para garantir que qualquer usuário, de qualquer parte do mundo, possa usar o programa.

Isso adiciona vários gigas de dados ao HD do seu MacBook, o que faz com que ele fique mais lento (como já vimos anteriormente).

Como resolver isso? Para apagar pacotes de idioma que você não usa, baixe o aplicativo Monolingual. Ele removerá qualquer linguagem que você não queira no seu MacBook, liberando alguns gigas de armazenamento na sua máquina.

6. Você deve desligar seu MacBook com mais frequência

Quando você termina de usar o seu MacBook, você o desliga? Se não, pode ser isso que o deixa lento.

Esse é um hábito comum de muita gente. Em vez de desligar o computador totalmente, apenas desliga a tela e vai fazer outra coisa, deixando a máquina ligada o tempo todo. Aliás, não é comum apenas com usuários do MacBook, mas de outros tipos de computadores também.

O problema é que esse hábito deixa o computador mais lento. Como ele nunca desliga, o MacBook não tem tempo para encerrar os processos que consomem sua memória frequentemente. Com isso, a quantidade de dados em cache se acumula e ele fica mais lento.

Como resolver isso? Simplesmente desligue seu MacBook com mais frequência. Se desligar e ligar todos os dias for um problema para você, tente fazer pelo menos dia sim e dia não. Você notará um aumento de performance se adotar esse hábito.

Como deu para ver, existem vários problemas que deixam um MacBook lento. Felizmente, vários deles têm soluções simples, que você mesmo pode fazer para voltar a ter uma máquina com ótima performance. Se depois disso sua máquina continuar lenta, leve-a até a assistência técnica.

Se essas dicas foram úteis, não deixe de seguir nosso perfil no Instagram e curtir nossa página no Facebook para acompanhar os nossos melhores conteúdos por lá!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

WhatsApp iHelpU

Selecione a Loja iHelpU mais pertinho de você: