logo-ihelpu-laranja
macbook lento

MacBook lento: o que pode ser e como resolver?

Quando usamos um aparelho, é natural que ele apresente lentidão com o passar do tempo. Isso ocorre por conta das aplicações, que tendem a exigir cada vez mais de nossos equipamentos, sendo assim, até mesmo as máquinas mais potentes tendem tornar o MacBook lento após certo tempo de uso.

 

Além disso, conforme usamos os notebooks, o tráfego gerado de informações — desde uma simples navegação em um site, até os programas baixados — costuma deixar rastros de dados em suas execuções. Por esse motivo, a longo prazo pode resultar no acúmulo de informações desnecessárias para o sistema.

 

Quer saber quais são os principais fatores que levam ao problema e o que é necessário para resolver a lentidão do seu sistema? Continue lendo!

 

 

MacBook Lento: HD tem excesso de dados

Como dissemos, mesmo as atividades mais simples geram rastros de dados quando usamos o macbook no dia a dia. Porém, quando as máquinas estão próximas de seu limite de armazenamento, o sistema terá dificuldades em alocar espaço para as informações geradas, tornando o MacBook lento.

 

Para solucionar a questão, é preciso dar uma olhada nos arquivos desnecessários que foram armazenadas nas pastas — como fotos, vídeos e músicas — que podem ser deletados da sua máquina.

 

Outra forma eficiente de reduzir a lentidão, é apagar os programas que não são mais utilizados. Para isso, procure utilizar aplicativos como o AppZapper para auxiliar na desinstalação e o CleanMyMac para retirar os arquivos remanescentes gerados pelo programa.

 

 

Arquivos de cache desatualizados

Os arquivos de cache são registros gerados de forma temporária pela execução de um processo. Eles podem vir de diferentes locais — como do próprio sistema, das ações do usuário ou dos programas executados — e, conforme usamos nossas máquinas, esses pequenos arquivos geram um grande volume de dados desnecessários.

 

Antes de seguir com o procedimento, fique atento para não deletar as pastas em si. Elas são importantes para que os processos do sistema saibam onde serão colocados os arquivos temporários em futuras execuções. Para resolver, faça o seguinte:

 

  1. abra o Finder e clique na opção “Ir para Pasta” dentro do menu Ir;
  2. digite “~/biblioteca/Caches” e pressione a tecla Enter;
  3. encontre todas as pastas e subpastas de cache;
  4. entre em cada uma e exclua todos os itens;
  5. esvazie a sua lixeira.

 

 

Limpe o cache do sistema

Para limpar o cache do sistema de forma segura, é recomendado usar programas como o CleanMyMac. Com a aplicação você não vai precisar se preocupar em saber quais arquivos são importantes para o sistema, tornando a opção mais segura, principalmente se não tiver conhecimentos técnicos sobre a máquina.

 

 

Sem memória RAM livre

Caso você perceba o MacBook lento, saiba que isso ocorre, também, por conta da capacidade de memória RAM excedida pelo sistema. Quando isso acontece, a memória virtual é quem tenta cobrir os processos para compensar.

 

O problema é que a prática é pouco eficiente, já que esse tipo de memória usa o disco rígido para armazenar as informações, tornando o processo lento. Isso se deve ao fato da peça não ser projetada para armazenar esse tipo de tarefa — papel principal da memória RAM.

 

Para saber qual tipo de memória está em uso, abra o “Monitor de Atividade” e clique na guia “Memória do sistema”. Em seguida, observe o item “Troca usada”, ele indica o quanto de memória é usada pelo disco rígido.

 

A solução é fechar todos os aplicativos que não são utilizados no momento. Navegadores como o Chrome, o Firefox e o próprio Safari costumam usar boa parte da memória, pois cada aba aberta nos navegadores utiliza o processador.

 

 

Alta utilização do processador

Quando executamos um programa, pode ocorrer dele consumir muito do processador, prejudicando, de forma geral, a execução de outros processos. Apesar dos programas usarem a CPU temporariamente, caso você use muitos recursos em paralelo, é natural que o consumo cresça.

 

Para solucionar:

  • abra o “Monitor de atividades” dentro de Aplicativos -> Utilitários;
  • em seguida, clique na aba CPU na parte superior da janela e veja atentamente o campo “Ocioso”,
  • caso o valor esteja constantemente próximo de 60 ou mais, é sinal de que algum processo está consumindo mais do que deveria.

Ainda na aba de CPU, clique em “%  CPU” para que o Mac organize a lista por ordem de uso do processador. Assim, observe quais são os aplicativos que estão pesando e, caso não esteja usando, basta fechá-los.

 

 

Área de trabalho cheia de ícones

Para manter os ícones na área de trabalho, o mac precisa usar o processamento para renderizar todas as miniaturas presentes no desktop. A questão é que, mesmo que pareça irrisório, ele realmente consome recursos da máquina que poderiam ser usados em programas mais importantes.

 

O simples fato de organizar os ícones em pastas, ou, se possível, retirar da área de trabalho, é capaz de trazer um melhor desempenho para o seu computador.

 

 

Aplicativos iniciados com o sistema

Para que o usuário tenha acesso imediato a aplicações, algumas empresas podem usar o recurso de iniciar o aplicativo junto à inicialização da máquina em seu aparelho. O problema é que o acúmulo de programas pode necessitar mais do processador, trazendo justamente o efeito oposto do previsto, assim, o sistema precisará de mais tempo para inicializar.

 

Dito isso, basta diminuir, ao máximo, o número de programas da lista, que é possível encontrar em Sistema > Usuários e Grupos > Itens de inicialização.

 

 

A importância de realizar a manutenção preventiva

Para manter um dispositivo em plenas funcionalidades, é preciso saber se todos os componentes — sejam internos, sejam softwares — apresentam alguma avaria com o tempo de uso.

 

É natural que as máquinas fiquem desgastadas com o tempo, porém, caso a pessoa não se preocupe, adiar a manutenção pode ocasionar um acúmulo de problemas no futuro. Em alguns casos, os problemas podem ser bem graves, tornando o custo de reparo mais alto para o usuário.

 

Por outro lado, optar pela manutenção preventiva garante que desde os erros mais simples, como a lentidão do sistema, até problemas de inicialização sejam evitados. Mas é preciso ter cuidado e, para isso, procure apenas profissionais de sua confiança. Somente eles podem diagnosticar os possíveis problemas da sua máquina.

 

Para isso, a iHelpU conta com profissionais capacitados para oferecer a assistência técnica certa para os seus dispositivos Apple. É possível resolver desde problemas em um MacBook lento, até a troca de peças danificadas em sua máquina.

 

Quer saber de mais detalhes sobre isso? Entre em contato com a gente! Teremos muito prazer em atendê-lo!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

WhatsApp iHelpU

Selecione a Loja iHelpU mais pertinho de você: