Prova dagua

iPhone à prova d’água existe mesmo?

Ao lançar o iPhone 7 em setembro de 2016, a Apple incluiu definitivamente em suas melhorias uma grande novidade: a resistência à água. Na verdade, o iPhone 6S surgiu – em 2015 – já com esta característica, mas ainda em fase testes. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que hoje ainda não existe um iPhone à prova d’água, e que existe sim, uma diferença em relação a ser resistente à água.

 

 

iPhone à prova d’água?

Inicialmente, o que precisamos desfazer é a crença coletiva de que existe algum dispositivo Apple à prova d’água. Na verdade, há uma confusão em função da proximidade dos conceitos: resistência à agua (e poeira) e à prova d’água.

 

iPhone à prova d’água ou resistente?

Alguns fabricantes, como a GoPro, denominam seus produtos como à prova d’água. Quando isto acontece, há o entendimento de que não existem limitações quanto ao uso do aparelho submerso. Neste caso, não importa se você mergulha a 1 ou 5 metros de profundidade. Considera-se também, que se o acessório for mergulhado por 1 ou 30 minutos, a água não será responsável por qualquer dano. Então, para que um produto seja considerado à prova d’água, o fabricante deve garantir que os parâmetros acima sejam válidos.

 

Por outro lado, quando um fabricante – como a Apple – classifica que seus aparelhos possuem resistência à água, isto remete sempre a um tipo de certificação. Para que um aparelho seja classificado e certificado como resistente à água (e poeira), experiências são realizadas, obrigatoriamente em condições de laboratório. Os testes obedecem a parâmetros e condições previamente estabelecidas, fazendo com que os resultados sejam enquadrados em uma determinada escala.

 

 

instagram.com/ihelpuoficial

 

 

Exemplo

Por exemplo, um iPhone X é mantido mergulhado em um recipiente com água, por determinado tempo, a uma temperatura estável e pressão controlada. Significa dizer que, se o iPhone suportar àquelas condições, receberá uma certificação de acordo com uma escala internacionalmente aceita, que atesta uma determinada resistência.

 

No caso da Apple, os aparelhos possuem todos os orifícios – alto-falante, tela, microfone, bandeja do chip – vedados com borrachas finas ou adesivos. As vedações fazem do iPhone (ver modelos abaixo), um aparelho resistente à água e poeira, de acordo com a certificação: IP67. A classificação IP67 – proveniente da norma internacional IEC 60529 – indica o grau de vedação do aparelho para inibir a entrada de água e poeira.

 

 

“No iPhone, todos os modelos que estão classificados nesta escala são resistentes quando submersos em água por até 30 minutos, a uma profundidade máxima de 1 metro.”

 

 

Portanto, a Apple ainda não lançou o iPhone à prova d’água. Os aparelhos que possuem resistência à líquido e poeira estão condicionados à certificação IP67, que assegura que o acessório poderá suportar submersão até 1 metro, por no máximo 30 minutos.

 

 

iPhone pode perder a resistência à água após troca de tela?

 

 

Resistentes à água e poeira

Confira a lista de aparelhos, lançados pela Apple, que atualmente levam a certificação IP67, para resistência à água e poeira:

 

  • iPhone X (2017)
  • iPhone 8 Plus (2017)
  • iPhone 8 (2017)
  • iPhone 7 Plus (2017)
  • iPhone 7 (2016)
  • iPhone 6S Plus (2015)
  • iPhone 6S (2015)

 

 

Teste mostra iPhone X como o iPhone mais resistente de todos

 

 

Ficou com dúvida? Nos chame no WhatsApp ou envie um e-mail para ihelpu@ihelpu.com.br.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

WhatsApp iHelpU

Selecione a Loja iHelpU mais pertinho de você: