Antes de mais nada, se seu iPhone caiu na água, saiba que é possível recuperá-lo! Siga as nossas instruções abaixo para aumentar as chances de reparo, caso seja necessário.
Seu iPhone caiu na água?
Desligue-o imediatamente
Caso seu iPhone tenha tido contato com água, desligue-o imediatamente. Muitas pessoas se desesperam e insistem em tentar ligar o aparelho novamente. Isto, com certeza diminui drasticamente as chances do seu aparelho voltar a funcionar.
Secadores de cabelo: não
Não utilize secadores de cabelo, sopradores térmicos e não coloque o aparelho para secar ao sol. Em hipótese alguma, coloque o aparelho no aparelho micro-ondas. Passe somente um pano seco, para tirar o excesso de água na parte externa do iPhone.
Colocar no arroz (cru)?
Sem dúvida, o arroz (cru) desempenha um papel importante para absorver a umidade interna do aparelho. Porém, em muitos casos ele também libera um pó (amido), que em contato com os componentes internos do seu iPhone poderá potencializar a corrosão. Dica: nunca opte pelo arroz do fundo do pacote.
Para salvar seu iPhone
O ideal é cobrí-lo com sílica gel. Este é aquele material encontrado em diversos locais: embalagens plásticas, gavetas de tênis, lugares muito úmidos. Além de fazer um trabalho muito mais eficiente na absorção da umidade do que o arroz, a sílica não libera qualquer resíduo, aumentando muito as chances de recuperação do aparelho.
Após realizar esta operação, aguarde de 48h a 72h para tentar ligar o aparelho. Somente depois deste período a umidade terá sido absorvida por completo do seu iPhone. Não tente ligar seu aparelho antes deste prazo, em hipótese alguma.
Realizou todo o passo-a-passo e seu aparelho não voltou a funcionar? Bom, você não terá muita escolha: procure uma assistência técnica especializada em iPhone para tentar reverter o cenário. De forma geral, empresas capacitadas conseguem realizar procedimentos e diagnósticos capazes de descobrir o motivo real sobre os danos provocados no seu aparelho.
Chances de recuperação
Cada caso é tratado diferentemente, pois componentes diversos podem ser atingidos e danificados de diversas formas. Em nossa assistência, trabalhamos com uma média de recuperação de aparelhos superior a 50%. Tudo vai depender também do procedimento adotado, logo após o iPhone ter tido contato com umidade. Conheça o iHelpU Lab: o laboratório que recupera qualquer iPhone.
Lembramos que, o mais indicado é levá-lo depressa à uma assistência técnica especializada em dispositivos Apple, pois o trabalho de desmontar o aparelho e realizar a secagem dos componentes separados não é substituído pela secagem do aparelho montado. Neste caso, o tempo é seu inimigo.
A gente nunca consegue prever quando o iPhone terá contato com umidade (óbvio!), por isso é sempre bom estar preparado e saber o que fazer quando isto acontecer. Se você gostou da nossa matéria, indique e ajude seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, chama a gente pelo WhatsApp.